NOTÍCIAS

Motta participa de Congresso Mundial na Alemanha

O Presidente da Fecomerciários,  Patah e delegação da UGT representam os comerciários brasileiros na terceira edição do evento em Berlim

publicado em 22/05/2014

Mais de 1.500 sindicalistas de 161 países estão reunidos em Berlim, na Alemanha, participando do 3º Congresso Mundial da Confederação Sindical Internacional (CSI). A União Geral dos Trabalhadores (UGT), entidade filiada à CSI, está presente com uma delegação comandada pelo presidente Ricardo Patah. O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, representa os comerciários do Estado de São Paulo.

O Congresso, que tem como tema central “Fortalecimento do poder dos trabalhadores”, começou no domingo (18/5) e vai até o dia 23, quando será eleita a nova direção da CSI, que deverá ter como presidente o sindicalista brasileiro João Felício. Ele conta com apoio de todo o movimento sindical brasileiro, da América do Sul e de parte de países da Europa.

A CSI representa 325 centrais sindicais nacionais e é a maior organização democrática do mundo.

A abertura do Congresso teve como anfitriões dois líderes sindicais jovens, Florian e Debora Haggenmüller Aleo, além das presenças de Frank Walter Steinmeier, ministro das Relações Exteriores da Alemanha; Helen Clark, administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, e Abdes Ouaddou, futebolista profissional. Em seu pronunciamento, Michael Sommer, presidente da CSI, disse: "Nós queremos uma governança global que respeite a dignidade e a dignidade do trabalho" e descreveu as medidas de austeridade adotadas após a crise financeira global como "a receita errada em resposta a erros de diagnóstico".

Ao usar a palavra, o ministro Frank Walter Steinmeier disse: "A desigualdade é uma ameaça à segurança e seu contrapeso são sindicatos fortes. Helen Clark, por sua vez, afirmou, por mensagem de vídeo, que os sindicatos são indispensáveis na luta por um mundo mais justo.