NOTÍCIAS

Fecomerciários: Lia Marques é empossada vice-presidente

A presidente do Sincomerciários de Votuporanga é a primeira mulher em 75 anos de história a ocupar o segundo mais importante cargo da instituição

publicado em 15/04/2014

Na última quinta-feira, dia 10 de abril, aconteceu no Espaço América em São Paulo, a festiva de aniversário dos 75 anos da Fecomerciários, assim como a posse da nova diretoria, presidida por Luiz Carlos Motta e que conta com uma votuporanguense muito atuante no cargo de vice presidente, Lia Marques. A cerimônia foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin, entre outras autoridades, como o presidente do PTB, Campos Machado; a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; o secretário estadual de Gestão Pública; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; o diretor da Fecomercio SP, Ivo Dall’Acqua; o representante da CNTC, Levi Fernandes Pinto; a presidente do PTB Mulher, Marlene Campos Machado; deputados estaduais e federais, presidentes, diretores e convidados dos 68 Sindicatos Filiados e de sindicalistas de várias categorias de trabalhadores. No total, mais de 900 pessoas estiveram no evento.

Prestígio

O fato histórico, de uma mulher ocupar a vice-presidência da instituição pela primeira vez em 75 anos, foi citado em todos os discursos, inclusive do governador, e bastante aplaudido pelo público. O Deputado Estadual Carlão Pignatari, o presidente da Apas (Associação dos Supermercadistas do Estado de São Paulo), Renato Gaspar Martins, o vereador Edilson do Santa Cruz, a diretora sindical Aurora Singolani e o vice presidente do Sincomerciários, Renato Luiz David, levaram seus cumprimentos pessoalmente à Lia, além de seu marido Peterson Marques e sua filha Beatriz.

Governador

Alckmin ressaltou a grandeza e importância da classe comerciária que é a maior do Estado de São Paulo e do Brasil, representando 2,5 milhões de trabalhadores. Segundo o governador,  “A entidade comemora 75 anos e são poucas as que chegam a esse tempo de luta, trabalho e conquistas. A Fecomerciários é uma potência em sua organização e representação”.  Sobre Motta, reeleito com 100% dos votos, Geraldo Alckmin o caracterizou como grande líder e disse que tanto o estado, como o país precisam de homens como ele. Finalizando, Alkmin, elogiou a eleição de Lia, declarando que confiar cargos importantes às mulheres é sinal de evolução.

 Conquistas

O presidente Motta, à frente da Fecomerciários desde 2007, desempenhou papel relevante na conquista da Lei 12.790/2013, que regulamenta a profissão de comerciário, na diminuição da jornada de trabalho e em vários outros direitos da categoria. Em seu pronunciamento, o presidente empossado citou : “Comemoramos mais de sete décadas de atuação sindical fazendo o que sempre fizemos e bem: mobilizar e organizar os Sindicatos Filiados, como fizeram nossos antecessores, enfrentando adversidades e ameaças aos direitos trabalhistas”. Com relação a filiação à UGT  (União Geral do Trabalhadores), Motta diz que foi um avanço e que isso  foi responsável pelo resgate da Pauta Trabalhista no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. Motta, disse que a luta continua, agora pela incorporação do PLR nas Convenções Coletivas, pela ampliação no fornecimento de cestas básicas e pela construção de creches às mães comerciárias com horários de funcionamento diferenciados. Concluindo, o presidente apresentou sua diretoria que conta que duas novas pastas: Habitação e Assuntos Institucionais e Políticos. E cumprimentou a presidente do Sincomerciários de Votuporanga, Lia Marques, por representar tão bem as mulheres comerciárias, a ponto de chegar a um dos mais elevados cargos da Federação.

 Presente

Todos os convidados foram brindados com um requintado jantar e logo após, curtiram o show do grupo Roupa Nova.

GALERIA DE FOTOS