NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher: Mais de 50 votuporanguenses participam de evento

A 4ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” aconteceu entre 10 e 11 de março e bateu recorde de participação: mais de mil pessoas estiveram em Praia Grande

publicado em 18/03/2014

Sob coordenação da presidente do Sincomerciários de Votuporanga, Lia Marques, aconteceu nos dias 10 e 11 de março a 4ª edição do evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, em Praia Grande. Devido às reformas em andamento no Centro de Lazer da Fecomerciários, o encontro ocorreu na Colônia dos Vendedores Viajantes. Na abertura, Lia deu as boas-vindas e ressaltou: “Somos guerreiras. Não desistimos das nossas batalhas. Estamos nas ruas bradando por igualdade e reconhecimento. Como somos fortes, já avançamos muito. Afinal, o Brasil hoje é presidido por uma mulher”.

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, recebeu, entre outros convidados, o presidente da UGT e do Sincomerciários de SP, Ricardo Patah, o atual assessor de esportes da Federação, César Maluco, e a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro.

O avanço da mulher na sociedade e suas conquistas foram os principais temas dos pronunciamentos. Patah destacou a luta unitária dos comerciários, agora potencializada com a filiação em massa dos comerciários do Estado à UGT.

Pela primeira vez Elaine Motta, esposa do presidente da Fecomerciários, compareceu às comemorações da Federação ao Dia Internacional da Mulher. Segundo ela, quando trabalhava como bancária recebia, pelo Correio, apenas um cartãozinho pelo Dia da Mulher. Por isso, se surpreendeu com a homenagem. Elaine concluiu, ratificando o carinho e respeito que o marido diz ter pelas mulheres: “É tudo verdade, comprovo isso em casa”.

O pronunciamento de Luiz Carlos Motta foi bastante emocionante, citando e solicitando a execução da música “Sexo Frágil”, de Erasmo Carlos. Com as mais de mil mulheres fazendo coro. O presidente falou da grandiosidade do evento, que é o maior do Brasil que reúne mulheres de uma só categoria, mais de mil, um recorde de participação.

Sem esquecer-se da Corrente Comerciária, o presidente  disse que as mulheres compõem 60% dos nossos postos de trabalho no comércio. Ocupam 45% de toda mão-de-obra do Brasil. Hoje, 46% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. E as brasileiras representam 53% de todo o eleitorado nacional. E convocou todas a irem às urnas dia 5 de outubro e eleger candidatos ligados às causas dos trabalhadores.

Em seu discurso, Motta frisou que dos 68 Sindicatos Filiados, 11 são presididos por mulheres e que elas dão show de administração. Inclusive, falou sobre a eleição de uma mulher, Lia Marques, como vice presidente da Fecomerciários, fato inédito em quase 75 anos de fundação da Federação. Reiterou também, seu compromisso de estar ao lado das mulheres por avanços.  E saudou a Lei Maria da Penha, que pune severamente agressões físicas cometidas contra as mulheres.

Motta aproveitou a proximidade do dia 15 de março e lembrou a importante data, em que a Regulamentação da profissão faz seu primeiro aniversário. E, falou da luta para a instalação de creches às mães comerciárias com horário de funcionamento igual aos seus horários de trabalho, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Desejando bom evento a todas, o presidente ressaltou a firmeza, a garra e a determinação da mulher comerciária e terminou seu discurso citando um verso da cantora Rita Lee que diz de modo muito conclusivo: “Por isso, não provoque. É cor de rosa choque”.

Palestras

Elaine Curiacos - relatou as conquistas trabalhistas, desde a época em as mulheres recebiam uma remuneração muito menor que os homens e trabalhavam bem mais. Ela também fez uma comparação entre os velhos padrões e crenças das mulheres de hoje, e como elas devem reagir diante de certas situações. Por meio de vídeos, Elaine motivou as mulheres para que todas sejam felizes.

Marlene Campos Machado - falou sobre a “Mulher como liderança política”, mostrando a importância da participação da mulher na política.

Roseli Correia Leite de Andrade - ensinou técnicas para detecção de nódulos nos seios, explicou como funciona e qual a importância do voluntariado, que faz um trabalho de prevenção ao câncer e cuida do pós-tratamento.

Dra. Walkyria Coelho e Gilberto Cury - falaram da diferença da pessoa teimosa e da perseverante. Segundo eles, o perseverante busca novas formas de solucionar alguns problemas. Walkyria também interpretou duas personagens com a mesma história, cada com características diferentes, uma pessimista e outra otimista, para mostrar como as situações mudam com o comportamento. A otimista vive melhor, pois aceita as adversidades.

 

Deliberações

1) Lutar pela manutenção da lei de valorização do Salário Mínimo. Salário Mínimo baixo arrocha os pisos salariais, ainda mais para as mulheres. Prejudica também as aposentadorias.

2) Investir em educação para que, por meio desta, se alcance a consciência política do papel a ser desenvolvido pela mulher na sociedade.

3) Somar esforços para conquistarmos a redução da jornada semanal de trabalho a fim de que se priorize o convívio familiar, já que reconhecemos a família como célula primeira da sociedade.

4) Apoiar, com ações efetivas, o combate ao tráfico de pessoas, do qual as mulheres são as maiores vítimas.

5) Reafirmar na agenda anual da nossa Federação apoio irrestrito ao ativismo contra qualquer tipo de violência e todas as formas de assédio.

6) Efetivar em toda base territorial da Fecomerciários a participação feminina nas políticas sindical e partidária.

7) Por meio dos 68 Sindicatos Filiados, atuar com rigor junto aos poderes públicos para cobrar agilidade e eficiência no tratamento destinado à saúde da mulher na rede pública, nas esferas municipal, estadual e federal.

8) Reafirmar o entendimento de que mulheres e homens têm de andar lado a lado, se complementando, na busca da construção de uma sociedade mais igualitária.

GALERIA DE FOTOS