NOTÍCIAS

Comerciárias de Votuporanga participam de evento em Praia Grande

O “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” 2016 contou com a presença de 1300 comerciárias divididas em duas etapas, sendo que as votuporanguenses participaram da segunda

publicado em 30/03/2016

Uma caravana formada por comerciárias de Votuporanga esteve em Praia Grande na última semana participando de tradicional evento promovido pela Fecomerciários em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. O “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”  2016  contou com a presença de 1300 comerciárias divididas em duas etapas, sendo que as votuporanguenses participaram da segunda.

Elas chegaram à Praia Grande no domingo, 20, e tiveram todo o dia livre para curtir a praia. Às 18 horas houve a abertura do evento e as Deliberações do evento (diretrizes das lutas das trabalhadoras ao longo de 2016) foram submetidas à avaliação da plenária.

A programação seguiu com discursos do presidente Luiz Carlos Motta, da coordenadora do evento, Marcia Caldas e das dirigentes que compuseram a mesa, sorteios de presentes doados pelos Sindicatos Filiados, palestras da empreendedora Zica Assis, sócia da empresa Beleza Natural, sobre “O Segredo da Autoestima”, e da consultora Leila Navarro com o tema “Mulher Heroína dos Novos Tempos”; espetáculo teatral “Aurora”, da Cia Teatral Arueiras do Brasil; e aprovação das dez deliberações do encontro.

O presidente Motta convidou diversas mulheres, entre elas algumas votuporanguenses, para subirem ao palco e passar suas impressões sobre o encontro. “Muitas ainda não conheciam o mar e estiveram no nosso Centro de Lazer pela primeira vez. Então, além de oferecer novos conhecimentos sobre as questões femininas, o ‘Mulher Valorizada’ realiza sonhos”, comemora Motta.

Em geral, as mulheres que subiram ao palco se mostraram satisfeitas com a organização do evento, felizes com o kit que receberam na entrada do encontro e alegres pela oportunidade de conhecer as belezas naturais da Baixada Santista, graças à iniciativa proporcionada pela Federação e as dirigentes sindicais comerciárias.

Rosmary Correa, a Delegada Rose, surpreendeu a todos ao anunciar o nome indicado pelo Conselho Estadual da Condição Feminina que será homenageado na próxima edição da Medalha Ruth Cardoso: o presidente Luiz Carlos Motta. O anúncio causou comoção em todos os presentes, inclusive do homenageado Motta, que se mostrou surpreso e, ao mesmo tempo, honrado com a notícia. A delegada explicou que o sindicalista tem sido uma figura importante para o desenvolvimento das políticas públicas pela igualdade de gêneros ao defender, veementemente, os direitos das mulheres, a exemplo dos demais encontros promovidos por ele e sua diretoria à frente da Fecomerciários. “Vocês estão aqui graças ao Motta. Por isso, devemos reconhecer seu trabalho por trás das nossas conquistas diárias e amplas, como a igualdade de salários entre homens e mulheres”, afirmou a Delegada Rose.

Maria Bernadete Lira Lieuthier, da CNTC, falou do pioneirismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio com a criação da Secretaria à qual coordena, um símbolo da luta feminina na categoria que possui o maior número de mulheres no País. Segundo ela, apesar das recentes conquistas, há muito que fazer para evitar o retrocesso de direitos. Ela citou a junção dos ministérios da Mulher, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, dizendo que isso foi um atraso para todos. “Não podemos admitir que nossos interesses sejam tratados desta forma, precisamos continuar sendo protagonistas das nossas lutas e estar à frente da batalha em todas as esferas da sociedade”.

Devido ao forte calor da segunda-feira em Praia Grande, as atividades geralmente realizadas nas areias da praia em frente ao Centro de Lazer foram feitas na área livre da lanchonete, coordenadas pela equipe de recreação da casa: Tio Nescau e Tia Formiga, da UP Cia de Entretenimento.

GALERIA DE FOTOS