NOTÍCIAS

Mulheres: Votuporanguenses participam de Conferência Estadual

Participaram da Conferência, delegadas eleitas nas Conferências Municipais e Intermunicipais realizadas por 103 municípios do Estado, além das conselheiras estaduais da Condição Feminina

publicado em 16/02/2016

Aconteceu entre os dias 15 e 16 de fevereiro, no Hotel Tauá, a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) de São Paulo. As votuporanguenses, Lia Marques, Edna Freitas, Iara Rosane Costa Rufato e Tahymy Hyrys participaram do evento anual, promovido pela Coordenação Estadual de Políticas para a Mulher e o Conselho Estadual da Condição Feminina, órgãos ligados a Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.

Participaram da Conferência, delegadas eleitas nas Conferências Municipais e Intermunicipais realizadas por 103 municípios do Estado, além das conselheiras estaduais da Condição Feminina.

Sob o tema, “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, foram discutidos os seguintes eixos temáticos: a contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade, especificidades, avanços e desafios; as estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal e estadual, avanços e desafios; o sistema político com participação das mulheres e igualdade; e o sistema Nacional de Políticas para as Mulheres, subsídios e recomendações.

Para a presidente do Conselho Estadual, Dra. Rosemary Correa, esse tipo de encontro é fundamental para a causa feminina, já que propicia o debate amplo e democrático, refletindo em seu relatório final, a opinião da população, em especial de mulheres, do Estado de São Paulo, expressa no processo das Conferências Municipais, Intermunicipais e na Estadual como um todo, levando o debate a nível nacional.

Entre os objetivos do evento, Lia Marques, presidente do Sincomerciários de Votuporanga e Conselheira Estadual da Condição Feminina, destaca a busca pela promoção, qualificação e garantia da participação da mulher na sociedade, a criação e o fortalecimento das organizações feministas, ­o incentivo à criação e ao fortalecimento dos conselhos municipais e trazer à tona toda e qualquer discussão política, independente do âmbito.

Durante a conferencia, foi eleita a delegação do Estado de São Paulo para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que será realizada de 15 a 18 de março, em Brasília.

A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, abriu o evento que contou com cerca de mil mulheres.

GALERIA DE FOTOS